Metal is The Law
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Metal is The Law

Aqui, o Metal é a lei!
 
InícioInício  Blog Metal Is The Law  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Cactus

Ir para baixo 
3 participantes

qual o melhor disco do CACTUS ?
Cactus (70)
Cactus Vote_lcap0%Cactus Vote_rcap
 0% [ 0 ]
One Way...Or Another (71)
Cactus Vote_lcap50%Cactus Vote_rcap
 50% [ 1 ]
Restrictions (72)
Cactus Vote_lcap50%Cactus Vote_rcap
 50% [ 1 ]
Ot'n' Sweaty (73)
Cactus Vote_lcap0%Cactus Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Cactus V (06)
Cactus Vote_lcap0%Cactus Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Total de votos : 2
 

AutorMensagem
bolder damn

bolder damn


Mensagens : 985
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Cactus Empty
MensagemAssunto: Cactus   Cactus Icon_minitimeQua 24 Fev 2010 - 11:08

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tudo começou em 1967 com o Vanilla Fudge, banda formada por Tim Bogart (baixo, vocais), Carmine Appice (bateria), Mark Stein (teclados, vocais) e Vince Martell (guitarra, vocais). Seu som era um pouco indefinido, pois mesclavam influências de música sinfônica e hard-rock ao mesmo tempo tanto em músicas próprias como versões (Eleanor Rigby dos Beatles por exemplo).

Depois de dois anos e um relativo sucesso nos EUA, brigas internas acabaram decretando o fim da banda. Bogart e Appice acabaram sendo convidados por Jeff Beck prá formarem uma superbanda ao lado dele e de Rod Stewart, porém nessa época Beck acabou sofrendo um acidente sério que o deixou fora de circulação por um bom tempo. Bogart e Appice não iriam aguentar ficar tanto tempo parados, e acabaram convidando o cantor Rusty Day, vindo do Amboy Dukes (banda de Ted Nugent) e o guitarrista Jim McCarty, que havia tocado no Mitch Ryder Detroit Wheels e no Buddy Miles Express. Com essa formação gravam seu clássico primeiro disco, intulado somente "Cactus". Com porradas bem rock’n’roll (Let me Swin/Feel so Good), "baladinhas" com pitadas levemente country (My lady from south of Detroit – homenagem à alguma "dama" da cidade natal de Rusty e McCarty) e covers inspiradíssimos (Parchman Farm de Mose Allison e You Can’t Judge a Book by the Cover de Willie Dixon).

Apesar de fazer um hard supervirtuoso a banda não consegue emplacar este disco, e em 1971 lançam mais dois álbuns: One Way... Or Another e Restrictions. Estes dois discos seguiam a fórmula do primeiro disco alternando petardos (Rock’n’Roll Children/Big Mama Boogie/Evil/Sweet Sixteen) à versões novamente inspiradíssimas (Long Tall Sally/Token Chokin’) e as inevitáveis baladinhas (Song for Aries/Alaska) tudo isto misturado com pitadas de boogie e country, resultando em mais dois grandes álbuns de hard-rock setentista. Porém, talvez devido à pouco repercussão destes álbuns na época, novamente brigas internas acabaram fazendo com que Rusty e Bogart saíssem da banda em 1972. Então foram chamados no vocal o cantor Peter French, egresso do Atomic Rooster, e mais dois músicos de Detroit, o tecladista Duane Hitchings e o guitarrista Werner Frittzchings. Com essa formação gravam mais um álbum, o "Ot’n’Sweaty".

O lado A do disco vinha com um bom trecho de uma apresentação energética da banda no Festival de Mar Y Sol realizado em Porto Rico (!) em 3 de Abril de 1972. O lado B continha algumas excelentes faixas de estúdio, na mesma linha dos álbuns anteriores. Porém, brigas internas desta vez acabam de vez com a banda. Jim McCarty forma outra banda chamada Shoot, e posteriormente o Rockets; Appice se reencontra com Bogart e desta vez concretizam seu projeto inicial de uma superbanda ao lado de Jeff Beck, o Beck Bogert & Appice. O tecladista Duane Hitchings ainda tentou formar uma banda chamada New Cactus Band contando com Jerry Norris na bateria, Roland Robinson no baixo e Mike Pinera na guitarra, este último com passagem pelo Iron Butterfly e Ramatan (banda de Mitch Mitchell ex-baterista do Jimi Hendrix Experience). Gravam um disco até que interessante com esta formação, porém longe das obras-primas do Cactus original.

No final da década de 70 até a década de 90 os lps do Cactus se tornaram raríssimos, disputados à tapas em sebos, chegavam à custar 50 dólares cada! Nenhum deles chegou à sair no Brasil. Com o advento do cd, os três primeiros títulos foram lançados no mercado japonês, depois o segundo e terceiro disco saíram em edição inglesa e alemã respectivamente (curiosamente até hoje não houve nenhuma edição americana dos mesmos). O quarto disco só saiu em edição pirata (gravada de um vinil em excelente estado – porém infelizmente há um pequeno "pulo" na sétima faixa – Telling You). Porém quem não quiser pagar uma grana preta pelas edições japonesas (e mesmo as européias) uma boa pedida é a coletânea "Cactology" lançada em 1996 que faz um bom apanhado da obra da banda, incluindo uma faixa inédita do show em Porto Rico.
Ir para o topo Ir para baixo
bolder damn

bolder damn


Mensagens : 985
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Cactus Empty
MensagemAssunto: Re: Cactus   Cactus Icon_minitimeQua 24 Fev 2010 - 11:17

Mais uma fantástica banda setentista,uma época onde o Rock n Roll podia-se fazer de tudo sem se preocupar em ser comercial,era a época da criatividade e as melhores bandas de Hard Rock lançaram seus melhores discos nessa época, o CACTUS faz parte desse time,banda formada após o fim do VANILLA FUDGE gravou 4 discaços nos anos 70 (sendo 3 obras primas) felizmente tenho esses 4 cds alem da coletanea Cactology (96),assim como o Mountain seu som era o mais rude e pesado possivel numa mistura de Hard pesado,Blues e Boogie Rock,nessa banda tocaram dois musicos de altissimo nivel o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice (esse já é mais conhecido),depois do fim do CACTUS fundaram junto a Jeff Beck o BECK BOGERT & APPICE power trio animal que lançou apenas dois disco: Beck Bogert Appice (73) e Live (duplo,73).A respeito da enquete apesar de ter 3 obras primas (Cactus,One Way e Restrictions) optei pelo One Way....Or Another (71),aos que não conhecem podem se apressar a conhecer pois é coisa fina
Ir para o topo Ir para baixo
Rocky
Administrador
Administrador
Rocky


Mensagens : 1716
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 28
Localização : Pernambuco/Recife

Cactus Empty
MensagemAssunto: Re: Cactus   Cactus Icon_minitimeTer 26 Abr 2011 - 13:38

Conheço apenas os 3 primeiros. Meu favorito é o Restrictions, colado com o primeirão. O One Way é mais manso; é legal, mas acho que não chega a ser o melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Destroyer
Administrador do Blog
Destroyer


Mensagens : 598
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : São Paulo/ Santo Andre

Cactus Empty
MensagemAssunto: Re: Cactus   Cactus Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011 - 16:12

Conheço só Restrictions que é muito bom, e acabo vendo que é uma banda de qualidade. E como o Bolder falou, os anos 70 foi uma época de muita atitude e pouca frescura !!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://destroyerockcity.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Cactus Empty
MensagemAssunto: Re: Cactus   Cactus Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cactus
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cactus - Cactus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Metal is The Law :: Rock N' Roll e Metal :: Bandas-
Ir para: