Metal is The Law

Aqui, o Metal é a lei!

InícioInício  Blog Metal Is The Law  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

'Desabafo' de Thiago Bianchi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Heaven And Hell
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Sex 26 Nov 2010 - 21:11

Bom, o texto é bem extenso então vou deixar o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Quais são seus pensamentos à respeito do assunto???

Rocky
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Sab 27 Nov 2010 - 0:10

Texto sensacional!!!

Eu estava pensando isso enquanto ouvia Caetano Veloso (não tem nada a ver com Metal, mas a idéia é a mesma) e percebi que o brasileiro não conhece a sua cultura, enquanto que na gringa, Bob Dylan, David Bowie, Neil Young, Syd Barret e Lou Reed são deuses.

Eu conheço pouco do Metal nacional - aliás, conheço muito pouco do metal surgido nos anos 2000 - mas sei que o país tem grandes bandas do estilo. Seria bom se os metaleiros procurassem conhecer seu tipo de música preferida de seu país.

Acho que esse apelo desesperado não mudará muita coisa. Espero estar errado...

Ver perfil do usuário
Heaven And Hell
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Sab 27 Nov 2010 - 13:22

Apesar desse apelo ter soado primeiramente como um último recurso, já que o Shaman não vem conseguindo mais o mesmo púlico, uma parte do que o Thiago Bianchi falou é verdade. Mas se ele realmente quiser ser levado à sério deveria aprender a escrever melhor (inclusive os nomes das bandas), e essa atitude não soa nem um pouco profissional.

Eu particularmente não estou nem aí para qual país a banda veio, não vou gostar dela só porque é brasileira, vou gostar pela música, se for brasileira ótima, se não for e daí? O país de origem não vai mudar nada quando eu estiver no meu quarto ouvindo um disco. Porém apesar de tudo, concordo que a cena brasileira está ficando decadente.

O que penso e observo sobre os pontos levantados por ele é o seguinte:

Para mim o principal motivo da cena estar desse jeito não é só a falta de interesse, mas sim a falta de respeito que temos entre uma parte dos headbangers brasileiros. É sempre um se dizendo mais "metal" do que outro, e ao invés de se preocuparem com o que estão ouvindo se preocupam em ficar em frente de um computador falando mal de determinada banda e colocando os fãs de uma contra a outra. Todos falam que o heavy metal tem os fãs mais fiéis de todos, mas é também o único gêrero que você os fãs brigando entre si!
E tem a outra parte que acha que se uma banda começa a sair do underground já se tornou vendida e está falida e não podem mais ouví-lá, pois virou "pop". Acho ambas atítudes imbecis e infântis.

Quanto ao quesito originalidade, ao qual vejo muitos criticando, concordo que algumas bandas vem pecando nisso e deveriam se esforçar para fazer algo mais relevante, o problema é que tem uma meia-dúzia que critica ouvindo uma ou duas músicas e começam a generalizar demais, falando como se tudo que fosse lançado no Brasil é cópia e começam a dizer que álbuns como o Temple of Shadows, por exemplo, são clichê. Depois de criticarem, eles pegam seus MP3s e vão ouvir um monte de bandas estrangeiras que realmente são praticamente umas cópias das outras, pelos mesmos motivos que acabaram de criticar.

No texto o Thiago fala sobre grandes emissoras darem apoio ao metal nacional, mas acho que isso pode acabar piorando ainda mais, pois como disse o que estraga é uma meia-dúzia de moleques sem senso crítico que nem ligam para a música, assim como a maioria das pessoas que consomem o que essas grandes emissoras impõe, ou seja, só iria aumentar o número desses seres. Sem levar em consideração que essas emissoras não dão espaço nem para bandas estrangeiras extremamente populares como o Iron Maiden e o Metallica por exemplo.

Ele fala também sobre um festival só com bandas nacionais. Eu gostaria muito que isso acontecesse, mas só será possível quando o público começar a respeitar as outras vertentes do estilo ao invés de brigarem como torcidas organizadas. Tomem o Wacken Open Air como exemplo, que recebe dezenas de bandas dos mais variados sub-gêneros de metal e é um dos festivais mais pacíficos de todos.

Resumindo tudo: acho que a cena nacional só vai melhorar quando houver respeito entre os fãs e quando alguns crescerem e começarem a ligar para a música que está sendo tocada e o que ela transmite e não em ser o "true-headbanger-from-hell-da-porra-fodão". Mas também ultimamente não temos visto nenhuma banda apresentar nada realmente impactande para o heavy nacional.

Digo Page
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Dom 28 Nov 2010 - 20:47

Concordo com tudo que disseram, acho que o brasileiro tbm deveria ouvir mais do metal nacional, e tbm deveriam parar se preocupar em parecer um "true", como o Heaven disse, e tbm acho que tá faltando originalidade ultimamente, mas nem por isso o que tem por aqui é ruim, ainda temos muitas bandas que fazem boa música e buscam seu espaço nessa cena, e algumas não têm o espaço que merecem justamente por causa desses seres que só sabem criticar e não param pra ouvir o que a banda tem a mostrar.

Como o Heaven tbm disse, tem uma parte que acha que toda banda underground está vendida pq está começando a se tornar mais conhecida. Fica parecendo até que eles não tercem para que a banda faça sucesso e tenha o reconhecimento merecido. E vejo isso até dentro das próprias bandas, algumas não querem sair do underground por conta disso, mas acho que elas deveriam se preocupar com sua música, e cresceram a ponto de o mercado não poder mais ignorá-las, mas enfim, isso não tem muito a ver com o assunto.

Seria uma boa um festival no Brasil só com bandas nacionais, mas o apoio das emissoras...não sei não, ainda não pensei como seria, mas a grande maioria manipulada pela mídia tá ouvindo Restart, e essa bandinhas que dizem fazer rock. Eles passariam a deixar de fazer chapinha, e usar roupas coloridas, passariam usar couro e sair por aí bancando os metaleiros-true-from-hell. Não tenho opinião formada sobre isso, mas a princípio, seria péssimo.
Ver perfil do usuário
Rocky
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Ter 30 Nov 2010 - 1:01

Hell, não é só no Brasil em que tem muito metaleiro que se julga mais true que o outro, isso acontece em todo o lugar.

Como eu disse, também soou um pouco desesperado da parte dele, implorar pro pessoal pedir músicas de metal nacional na rádio. Não só a cena nacional, mas todo o metal é e foi renegado pelas mídias de massa, por isso nós usamos e buscamos tanta informação na internet.

O quesito originalidade citado por você é algo realmente relevante. As bandas e os trabalhos mais novas que eu ouço ou ouvi, o fiz porque tinham uma proposta diferente: Tuatha de Dannan, Epica, o novo disco do Pato Fu, Joss Stone, Spock's Beard... todas tem algo invodar, diferente, e é isso que faz a música brasileira ser reconhecida lá fora:

Roots, Sepultura
Holy Land, Angra
Araçá Azul, Caetano Veloso
Não Fale Com Paredes, Módulo 1000
Mutantes em geral
Lóki?, Arnaldo Baptista
Acabou Chorare, Novos Baianos
...

Ver perfil do usuário
Rocky
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Ter 30 Nov 2010 - 1:05

Ah, outra coisa que esqueci de dizer: Com o Rock In Rio sendo transmitido pela TV, vai chover ''fã'' de Rock e Metal, a mesma coisa que aconteceu nas edições anteriores. Alguns vão se interessar de verdade pela música, outros serão os famosos ''posers''.

Ver perfil do usuário
Digo Page
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Ter 30 Nov 2010 - 13:40

Isso que todo o metal é renegado pela mídia em massa é bem verdade, mas em outros países, eles pelo menos falam das bandas mais conhecidas, no Brasil, nem isso, quase não falaram de shows do Metallica, AC/DC. E em alguns países da Europa, principalmente na escandinávia, França e Inglaterra, o metal é muito mais valorizado. Na Finlândia e na Suécia, grupos como Nightwish e Arch Enemy são muito mais populares que Angra ou Sepultura aqui no Brasil. Lá é comum uma pessoa ouvir metal, aqui no Brasil é uma "raridade".
Ver perfil do usuário
Heaven And Hell
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   Ter 30 Nov 2010 - 23:27

Rocky escreveu:
O quesito originalidade citado por você é algo realmente relevante. As bandas e os trabalhos mais novas que eu ouço ou ouvi, o fiz porque tinham uma proposta diferente: Tuatha de Dannan, Epica, o novo disco do Pato Fu, Joss Stone, Spock's Beard... todas tem algo invodar, diferente
...
Agora vai mudar totalmente o assunto, mas assim que é bom =)

É, esse assunto de inovação/originalidade também é complicado de se discutir. Não adianta fazer algo diferente se ficar ruim, por exemplo gêneros como o Metalcore, é de certa forma algo diferente e com uma certa originalidade, mas eu particularmente não consigo gostar de jeito nenhum (mas respeito).

Gosto das bandas que você citou (menos do Pato Fu Smile ), apesar de nem todas serem metal que era o centro da discussão inicial. Nenhuma delas são realmente inovadoras a ponto de trazerem algo totalmente novo, mas seria grosseria dizer que soam iguais a outras, pois elas ainda possuem um toque pessoal que fazem elas se destacarem, além é claro da enorme qualidade. O Epica e o Tuatha, por exemplo, tocam dois gêneros extremamente saturados (Symphonic e Folk Metal), mas ainda sim possuem um diferencial, as vezes mesmo que pequeno, e consequem fazer algo sem parecer um clone de outra banda.
E vejo muita gente ignorando essas características únicas que as vezes mesmo pequenas fazem muita diferença. Só porque alguém rotulou a banda de Power Metal já aperece gente falando que é uma cópia do Stratovarius. Parece que se uma banda não cria um rótulo novo (que ao meu ver sempre acabam limitando a verdadeira proposta da banda) ela é uma cópia da outra, o que nem sempre é verdade.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 'Desabafo' de Thiago Bianchi   

'Desabafo' de Thiago Bianchi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» THIAGO ESPIRITO SANTO
» Neural code ...novo trabalho de thiago espirito santo com kiko loureiro
» FAQ Thiago Espirito Santo
» Vídeo com Thiago Espirito Santo
» Vou te buscar - Thiago Gusi