Stephen Percy
Harris (Londres, 12 de março de 1956), popularmente conhecido como
Steve Harris, é um músico inglês.
Steve é membro-fundador (juntamente com Dave Murray, guitarrista), baixista e principal compositor da banda de heavy metal Iron Maiden que surgiu em 1975.
Steve trabalhava como desenhista arquitetônico em Londres, mas desistiu do trabalho quando fundou o Iron Maiden. Durante o ano de 1970, foi um jovem jogador do West Ham United. Jogador excepcional, seus colegas de time dizem que, se não fosse baixista, definitivamente seguiria carreira como jogador profissional.
Como baixista autodidata, o primeiro baixo de
Steve foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 Libras, aos 17 anos de idade. Hoje ele usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado.
Steve Harris foi influenciado por baixistas também excepcionais, como Chris Squire do Yes, Mike Rutheford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Um de seus baixistas favoritos é Pete Way do UFO, que também influenciou seu estilo e performance de palco.
A primeira banda de
Harris foi a banda "Influence", que foi mais tarde renomeada para Gypsy's Kiss. Porém, depois de sete apresentações, o grupo acabou e
Harris decidiu se juntar a uma banda da região leste de Londres chamada Smiler. Nesta banda estavam o baterista Doug Sampson, o vocalista Dennis Wilcock e os guitarristas Mick e Tony Clee. Mick e Tony, oito anos mais velhos que
Steve, eram os líderes da banda. Para
Steve, foi experiência interessante, mas relativamente bem curta. A banda chegou a fazer uma versão de Innocent Exile, mas recusaram-se a tocar a primeira composição de
Harris ("Burning Ambition"), com a justificativa de que ela mudava muitas vezes a fórmula de compasso (mudanças de andamento).
Frustrado,
Harris saiu da Smiler e resolveu buscar novos músicos para uma banda nova, o Iron Maiden. A intenção do nome foi provocar Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra inglesa, conhecida como Dama de Ferro (Iron Maiden) pelo regime forte e repreendedor que caracterizou a passagem dela pelo poder político da Inglaterra. Menções à sua imagem foram feitas em coverarts do Iron Maiden(vide Women In Uniform).
Steve Harris é considerado um dos melhores baixistas da atualidade e da história. Ele tem seu nome presente em praticamente todas as composições de sua banda. A frabricante de instrumentos musicais Fender homenageou
Steve com o lançamento de um modelo de baixo com o seu nome.
Harris também é pai de Lauren
Harris, uma cantora de pop/rock, que fez a abertura de todos os shows da turne Somewhere Back in Time. Fez passagens pelo Brasil em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.